16/09/2013

O primeiro dia

Posted by 3Picuinhas at 16.9.13






















"Mother and Child", Gustav Klimt

Não sei se é um síndrome maternal, ou cansaço (é deve ser isso, cansaço), mas não consigo deixar as minhas filhas no primeiro dia de aulas sem me desfazer em lágrimas. Não sei o que é aquela onda que me invade o peito e me faz começar a respirar devagarinho e de olhos abertos a impedir o caudal de lágrimas que eu sei (oh, se sei) vai rebentar mal feche a porta do carro, ou vire as costas à porta de madeira que há-de guardar as minhas filhas até que os meus braços estejam livres de novo para as abraçar. Nos primeiros anos pensei que era por serem tão pequeninas, mas os anos passam, e as meninas começam a ter as pernas esguias de adolescente, e as mochilas mudaram o rosa-choque-tão-giro-com-a-Cinderela para o negro-cinzento a adivinhar trovoada, e ainda assim o meu coração encolhe-se e a maré de água não me obedece. E ponho os óculos escuros que me escondem olhos e metade da cara, entro no carro, fecho a porta e deixo que as lágrimas escorram livres, finalmente. Deve ser cansaço, ou então é só saudade, ou medo, de as perder, de as perder no sentido real da palavra, que desapareçam engolidas naquele mar de crianças e mães, por entre gritos e ordens e hordas desordenadas de gente que entra ou quer sair, naquela penumbra cinzenta e fria que decora o coração das escolas e o riso breve das auxiliares. Não sei o que me atinge quando viro as costas à escola e saio para a rua, sei apenas que em cada ano, em todos os anos, desde o primeiro dia, esta despedida me rouba um pedaço do que sou e me inunda de uma mágoa que perdura. 

3 comments:

MJoao disse...

Agora imagina isso com um filho a chorar baba e ranho como se não houvesse amanhã... e é assim
há 1 semana. Coisa avassaladora :-(

S* on 9/17/2013 9:01 da tarde disse...

Julgo que todas as mães passam por essa dor... parece que sentem que estão a deixar os filhotes... nada disso. Sê forte. :)

3Picuinhas on 9/17/2013 9:59 da tarde disse...

MJoao, as minhas felizmente não chora, só eu :)
S*, eu sei, mas acho que é um resquício de mamífero:)

 

3picuinhas Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare